Vernissage Lara Busnardo

Posted by | May 22, 2014 | Encontros | 2 Comments

Vernissage

A artista visual Lara Busnardo é curitibana, formada pela Faculdade de Artes do Paraná, onde começou a dedicar-se à pintura e ao desenho, pesquisando os temas da memória e da identidade em seus trabalhos, além de explorar questões formais da pintura. Entre suas principais exposições, destacam-se algumas participações em mostras coletivas em Curitiba, incluindo a mostra Possíveis Conexões II, realizada no Museu de Arte Contemporânea do Paraná em 2010, e o Circuito Universitário da XX Bienal Internacional de Curitiba (CUBIC), em 2013. Também se destaca a exposição individual que realizou no Collège International de Cannes, na França, em janeiro de 2014, apresentando suas principais séries de trabalhos. Essa mesma compilação foi escolhida para compor a exposição que será realizada aqui no Collège International de Cannes – Unité Brésil durante o mês de junho de 2014. No total, 17 obras compõem a exposição, que são divididas em 4 séries:

 

SÉRIE AUSÊNCIAS

As pinturas da série Ausências são compostas de formas translúcidas que se contrastam, de cores e texturas que se misturam, ao mesmo tempo de forma fluída e controlada. As imagens tratam sobre os conflitos sensíveis vividos por aqueles que sofrem com os ganhos e perdas das relações pessoais, discutindo as identidades que são idealizadas a partir das ausências.

 

SÉRIE NEGATIVOS

Os Negativos são foto-aquarelas. A série é uma coleção de retratos em negativo dos personagens de um álbum de família, onde cada trabalho é simultaneamente uma pintura e uma potencial matriz fotográfica, para ser revelada aos olhos de cada espectador.

 

SÉRIE MONOTIPOS

Nessa série de gravuras, a fluidez da água e a liberação controlada das tonalidades do giz aquarelável formam composições que manifestam uma linguagem expressiva e sensorial a partir de formas inacabadas e fluidas. É uma discussão sobre cor, sobre forma, textura e, acima de tudo, sobre os não limites da pintura.

 

SÉRIE VITRAIS

Em pinturas suaves e monocromáticas, a série Vitrais se trata de um conjunto de aquarelas a óleo que discute essencialmente as questões formais da pintura, se utilizando da luminosidade, do ritmo visual e de nuances tonais para questionar as não possibilidades da técnica.

 

A Vernissage acontecerá no dia 31/05 e a exposição ficará na escola do dia 02 de junho até 21 de junho.

Aguardamos a sua visita!

 

 

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.